Mariri, artista santa-mariense da Vila Resistência é selecionada para a ExpoFavela Brasil, em São Paulo

A artista plástica Mariri irá representar a Vila Resistência na ExpoFavela nacionalFotos: Pedro Piegas

A periferia de Santa Maria também é potência! A cidade esteve representada na ExpoFavela RS, tradicional evento que reúne empreendedores e empreendedoras de favelas e comunidades periféricas do Brasil e, neste ano, ocorreu pela primeira vez no Rio Grande do Sul. O evento é uma feira de negócios, onde expositores de diversos segmentos da favela dão visibilidade para estas iniciativas, acelerando os empreendimentos e gerando oportunidades. 

As artistas Mariri e Rusha, da Vila Resistência, ocupação urbana de luta por moradia localizada na Zona Oeste de Santa Maria, ambas representando o trabalho artístico do Atelie Griô, estiveram entre os mais de 80 empreendedores gaúchos que participaram do evento, que ocorreu em Porto Alegre nos dias 1 e 2 de setembro. E Mariri foi uma das 10 selecionadas do Estado para participar da ExpoFavela nacional, com todo o aporte financeiro e estrutural. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


TALENTO DAQUI

Rusha é artista visual, educadora popular, ativista do movimento negro e produtora cultural. Ajuda a construir o Ateliê Griô, espaço de arte e cultura vileira. Na sua produção visual, busca trazer a ancestralidade, memória, identidade, simbologia e resistência negra.


A artista visual e educadora popular Rusha também esteve na primeira edição da ExpoFavela do Rio Grande do Sul


No evento de lançamento da Expo Favela em Santa Maria, em agosto, Rusha já havia reforçado que a Vila Resistência é uma ocupação urbana, mas além da luta por moradia, também busca acesso ao lazer, à cultura e à educação:

– E o Ateliê Griô tem como ideia isso: estamos juntando toda essa galera que produz, porque temos uma potência gigantesca de criação e juntos temos muito mais força de construir os projetos.
 Vamos levar para a galera as ideias do Expo Favela, para fortalecer e construir junto, uma baita oportunidade de participar e conhecer mais coletivos.


Obra "A Vila Vive em Mim", de Mariri, representa a Vila Resistência, ocupação urbana de luta por moradia localizada na Zona Oeste de Santa Maria

Mariri é artesã, artista plástica e escultora. Trabalha com ecoesculturas feitas de materiais reutilizados, busca trazer temáticas sociais e ambientais. Na sua arte, ressalta a importância do consumo consciente e da consciência planetária, causando impacto visual e reflexão sobre a transformação do lixo em arte.

Para a ExpoFavela RS, Mariri levou a obra "A Vila Vive em Mim". Agora, a artista apresentará o trabalho da Vila Resistência na grande etapa nacional da ExpoFavela, que ocorrerá em São Paulo, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro. 


* Com informações da Secretaria Municipal de Cultura

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Destaques da Cultura - Edição 2023; saiba como participar Anterior

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Destaques da Cultura - Edição 2023; saiba como participar

Concurso de cosplay no Shopping Praça Nova Santa Maria vai premiar melhores fantasias Próximo

Concurso de cosplay no Shopping Praça Nova Santa Maria vai premiar melhores fantasias

Cultura